Pular para o conteúdo principal

ide e pregai x ficai e debatei

Como contar a velha e feliz história de um Salvador para um mundo radicalmente diferente do contexto original da história?

Vivemos numa sociedade de valorização das identidades culturais e de defesa dos direitos individuais. Surgem comunidades ou subgrupos que se formam por questões de gostos, interesses ou outras afinidades eletivas. Em nossos círculos estudantis e profissionais convivemos com pessoas de crenças diversas ou de descrença quase total. Alguns deles, nunca tiveram acesso ao conhecimento da Bíblia. Só conhecem a religião pela forma deturpada de evangélicos ajuntando fortunas ilegais, de católicos esfolando o joelho em romarias, de espíritas de novela da TV.

Como atingir pessoas bem-educadas e que argumentam contra a necessidade da religião em nosso tempo? Como alcançar indivíduos que vivem na mais abjeta miséria econômica? Como chegar até uma gente que passa os dias pressionada pelas cargas profissionais, sitiada pelas grades dos condomínios, assaltada pelas ofertas de felicidade da propaganda?

A seara está madura, os ceifeiros estão no campo, e nós aqui discutindo se esse ou aquele versículo condena os instrumentos de percussão, se esse ou aquele trecho corrobora minha interpretação sobre a Trindade, se esse ou aquele corte de cabelo rebaixa a consagração de desconfortáveis bancos de capelas e igrejas. Qual é o nosso chamado mesmo? Ide e pregai ou Ficai e debatei?

Não pense que estou desprezando a importância da pesquisa de temas doutrinários ou de assuntos relativos ao comportamento cristão. Ao contrário, creio piamente que perecemos se não buscamos o conhecimento. Eu mesmo, em meu contrariado anonimato, faço palestras e fico e debato questões de interesse da comunidade cristã.

Examinar estilos musicais e formas de arranjo e composição é válido: o “vale-tudo adoracionista” tende a criar dissensões quando imposto a uma congregação tradicionalmente distinta daquela para a qual foi previamente elaborada. Aprender a discernir a qualidade e a temática dos filmes a que se assiste é válido: ninguém precisa provar de tudo só para reter o que é bom. Estudar a revelação de Deus é sempre válido: é preciso conhecer a fundo a religião a qual se dedica a vida.

A mensagem cristã ainda é a mesma, o cerne da mensagem ainda é o mesmo, mas as estratégias do “ide e levai a mensagem” não poderão ser sempre as mesmas. Há cristãos que precisam gastar mais tempo elaborando novos métodos a fim de que a velha mensagem alcance novas pessoas. Há gente que precisa perceber que certos métodos que arrebanham um enxame acabam trazendo vexame ao evangelho. Outros de nós talvez nem precisemos de um novo método, mas de uma nova, genuína e diária conversão.

Comentários

Loren disse…
Amém!:)
Victor Meira disse…
Eu acho é que tem ide e pregai demais pra pouquíssimo ficai e debatei.
Unknown disse…
Joêzer

Esse problema pode ser enfrentado inteligentemente se resolvermos fazer as duas coisas.
Ninguèm daria a sua vida por algo que desconhece ou não entende.
Levar um evangelho mau resolvido, mau compreendido, não resolve.

EFCarvalho
joêzer disse…
a saudável tensão do equilíbrio, evanildo. não é fácil, mas deve ser a meta.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n