Pular para o conteúdo principal

Raiz Coral: qual é o seu idioma?


O Raiz Coral cantou no "Qual é o Seu Talento?", do SBT, e foi aprovado pelos jurados do programa. Esses jurados costumam ficar encantados com cantores gospel. Talvez porque no meio gospel ainda se valorize a qualidade do timbre e da performance vocal.

Certa vez me perguntaram por que o Raiz Coral, sendo um grupo brasileiro, faz música de tradição tão americanizada.

Uma das respostas para esse paradoxo está no fato de que, no Brasil, as músicas de cultos de raiz africana estão nas origens do samba. E de samba, como se sabe, só não gosta quem é ruim da cabeça ou doente do pé. Ou então evangélico, já que o samba, entre outros motivos, por sua intensa relação com os festejos seculares, não foi integrado aos cultos protestantes. 

Nos Estados Unidos, as religiões de matriz africana não têm representatividade nas músicas seculares. Nem na black music se ouvem nomes de divindades de cultos africanos. Assim, se a música afro-brasileira é "mundana" demais, a saída é a música afro-americana com origens no gospel.


O Raiz Coral também representa um dilema: para uns, é um coral gospel que usa o idioma musical que o mundo entende; para outros, é um coral mundano que usa o idioma gospel

Esse dilema não é novo. No século 19, o compositor brasileiro Carlos Gomes pedia que Deus o livrasse de usar a linguagem da ópera para cantar temas cristãos. Já Giuseppe Verdi, seu colega de profissão italiano, dizia que para falar de Deus era preciso usar a língua musical dos homens.

Acontece que muita gente está dando cada vez mais valor à performance vocal e gestual dos cantores. Letra, melodia e harmonia recebem menor atenção. Importa a sensação causada pela interpretação. A apresentação no Raiz Coral no programa "Qual é Seu Talento?"(QST) é sintomática: a canção (Eu deixo a tristeza para me alegrar) era bem simples, os arranjos vocais nada tinham de excepcionais e sua letra se refere mais à sensação de pular, dançar e gritar em nome da "glória do Senhor neste lugar".

Não quero dizer que seja errado prestar atenção no modo de cantar de alguém. Nós vamos a concertos exatamente porque queremos ver e ouvir os cantores cristãos de nossa preferência, senão ficaríamos em casa  escutando só os CDs deles. Não estou dizendo que canções e arranjos não podem ser simples ou que o calor da emoção deve ser banido. Na verdade, grande parte da música protestante é memorável justamente por sua simplicidade e pelo grau de emocionalidade. Além disso, o Raiz Coral participava de um concurso que valoriza justamente a performance cênica e vocal. 

Também não pretendo discutir se a apresentação do Raiz Coral "foi o testemunho da nossa salvação", como disse um fã. Deixo isso para os admiradores e críticos mais exaltados (os comentários dos vídeos no YouTube e no Twitter falam por si).

O que quero dizer é que o Raiz Coral, e qualquer outro grupo ligado à música cristã, precisa sempre fazer a pergunta: quando o talento é inegável, qual deve ser o idioma musical? Quando se participa de um concurso, qual é a linguagem mais adequada?

A participação do coral, segundo estão dizendo na internet, foi editada. O coral cantou uma música a capella (Eu avistei) que teria impressionado os jurados do programa. Como estão classificados para a próxima etapa, os cantores terão uma segunda oportunidade para mostrar o idioma que dominam.

A apresentação do coral no QST você assiste aqui.

Comentários

Rdriigo disse…
Muito bom post, muito boa observação!
eni botelho disse…
Estou aos poucos explorando seu espaço, estou gostando muito!
Visite-me quando quiser:

contrastesdelalma.blogspot.com

Saludos!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n