Pular para o conteúdo principal

10 anos em 10 filmes

Nem DVD nem Blu-Ray. Nos últimos dez anos, o cinema enfrentou a pior das concorrências: a vida como ela é. Ataque às Torres Gêmeas, terremotos e vulcões, eleição do Obama, replays esportivos em câmera lenta, a tomada do Complexo do Alemão. A realidade virou reality show e ficou mais interessante do que a ficção.

O cinema, como sempre, tem duas saídas para manter o poder de atração: 1) O cinema tecnológico que cria uma realidade virtual espetacular; 2) O cinema pedagógico que revela a dureza espetacular da realidade. 

Ecologia, terrorismo, misticismo e quadrinhos: os filmes a seguir não são os melhores da década (pelo menos, não são para mim. Metade deles, inclusive, nem assisti). Mas eles são o rosto real/ficcional dos últimos dez anos:

Farenheit 9/11
O que é: O que estaria por trás do ataque terrorista do fatídico 11 de setembro. O diretor Michael Moore foi criticado por manipular imagens e fatos. Em suma: É uma espécie de Globo Repórter dirigido por Nelson Rubens: Michael Moore aumenta, mas não inventa.

Uma verdade inconveniente
O que é: O ex-vice-presidente Al Gore dá uma palestra mostrando como o planeta está a dois passos do inferno ecológico. Em suma: é o primeiro Power Point a ganhar um Oscar.

Avatar
O que é: você não sabe o que é? Por onde você andou? Em Pandora? Em suma: James Cameron ficou alguns milhões mais rico ao combinar uma receita quase infalível: religião pré-moderna (espiritualismo mágico), tema moderno (ecologia), tecnologia pós-moderna (3-D). O resto é marketing.

Crepúsculo
O que é: quase todo adolescente passou pelas mesmas situações. A diferença é que os personagens são vegetarianos e castos.  Em suma: adolescentes sorumbáticos em uma historinha sangue-com-açúcar.

Wall-e
O que é: a preocupação com o meio ambiente contada com ternura e sem ecoterrorismo. Em suma: as animações da Pixar são um reduto de inteligência e nobreza de sentimentos em relação à indigência mental em que Roliúdi adora chafurdar.

2012
O que é: o fim do mundo com data, hora e local pra acontecer. Em suma: todo ano o cinema marca uma data apocalíptica. É uma espécie de turnê do fim do mundo.

Chico Xavier
O que é: junto com Nosso Lar, representa o sucesso do espiritualismo à moda da casa. Em suma: como nos filmes bíblicos, a fé moveu montanhas de espectadores.
Batman - o cavaleiro das trevas 
O que é: um super-herói não é nada sem o senso de justiça da população. Em suma: parece que Batman quer ser Macbeth. Why so serious? Por que nem só de "socs" e "pows" vive um super-herói.

Paradise now
O que é: dois jovens palestinos cooptados pelo terrorismo estão indecisos em dar a vida por uma briga que não é deles. Em suma: enfim alguém mostrou palestinos como gente e não como alvo militar.

Tropa de elite
O que é: você nem precisa ver. Já os bandidos do tráfico veem e tremem (será?). Em suma: o sucesso foi tanto que a recente subida dos militares nos morros do Rio foi filmada pelas TVs como um reality Bope show.

E pra você, quais filmes são o retrato desses tempos?

Comentários

Anônimo disse…
Postar por aqui, pra não fazer uma verdade... ops... uma estimulação inconveniente.
Não vi esse filme, mas a definição é ótima : historinha sangue-com-açúcar !

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n