10 dezembro, 2010

Deus não precisa de espectadores

Estou rodeado de imagens. Para onde olho há uma tela onde aparece alguém que não me conhece, que não faz a menor ideia de quem sou, que não paga minha conta de luz, a luz que pago para assistí-lo numa tela.

Estou rodeado de sons. Para onde olho há alguém que talvez não me conheça bem, mas eu conheço sua música, eu o ouço sem que ele me peça "me ouça, por favor".

Vejo imagens numa tela na minha sala. Ouço música numa igreja. Nos dois casos, eu não passo de um espectador. É mais fácil. É só apertar o play e relaxar. É só sentar no banco da igreja e assistir. Mas as pessoas devem ir à igreja para assistir um culto ou prestar um culto?

Deus não está precisando de espectadores. A Bíblia diz (em João 4:23) que Deus procura verdadeiros adoradores, que O adorem em espírito e em verdade. Ele não procura espectadores que assistem um culto. Ele quer adoradores que participem ativamente de um culto.

Que situação: Deus à procura de verdadeiros adoradores mas encontrando espectadores de mentirinha.

Não deixe que nada, nem assuntos pendentes da semana nem música que não faz seu gosto, nem pregador empolgado nem liturgia preguiçosa, não deixe que nada o faça esquecer seu desejo de prestar um culto ao seu Deus.

3 comentários:

Vanessa Meira disse...

espectadorismo: esse é nome da problema.
O negócio agora é assistir.
E os espectadores são cada vez mais exigentes.

Assistimos sermões, orações e louvores, feitos de preferência por profissionais.

Pena que às vezes não dá pra mudar de canal, pausar, passar pra frente...
A menos que sejam aquelas orações, sermões e louvores gravados e executados no player da igreja. Aí dá até pra desligar se não estiver agradando.

joêzer disse...

é, Vanessa, o povo quer ver show, a galera quer espetáculo.

Piu disse...

Muito bom o que vc escreveu.
Fato!
tava pensando nisso esses tempos o "Deus moderno" que quer audiencia e pra ser publicado e comprado !
se Jesus viesse pela 1ª vez nos dias de hoje ele expulsaria determinados cambistas e compradores.. agora se compra os milagres , a paz , o perdão.. não + por sacrificios de animais mas por conveniência e "batismo" eu entrego minha carcaça a Deus mas não minha essencia.

Deus o abençoe e nos ajude a sermos essencia e espirito e verdade