Pular para o conteúdo principal

Zagallo não é o Forrest Gump


Não lembro qual foi o jornalista que há alguns anos fez uma comparação irônica entre Zagallo e Forrest Gump. Para quem não lembra desse filme com o Tom Hanks, Forrest Gump era um rapaz de limitada inteligência que vira celebridade do esporte, herói de guerra e encontra presidentes. Tudo meio sem querer querendo. Sempre estando no lugar certo, na época certa.

Zagallo foi um jogador de alguns recursos técnicos que venceu quatro Copas do Mundo, mas nunca foi considerado “o cara” das conquistas. Copa de 1958: Brasil campeão pela primeira vez. Zagallo foi decisivo? Não. Aquela foi a Copa de Didi, laureado como craque do torneio, e de um certo novato chamado Pelé. 

Copa de 62: tá lá o Zagallo na área. Mas os gols e jogadas de Garrincha é que  levaram a seleção ao bicampeonato. Copa de 70: agora sim, Zagallo era o técnico, o homem que escalou Gérson, Rivelino, Pelé, Tostão e Jairzinho. Ninguém reconhece. Afinal, com jogadores dessa estirpe, um técnico teria mais é que sentar no banco e esperar pelo tricampeonato. 

Copa de 94: Zagallo é só o coordenador técnico da seleção, cargo que perde em importância pra médico e preparador físico. Pior: ele simplesmente era contra a ideia de levar o Romário para o tetra.

Até o título de tri-campeão carioca com o Flamengo, em 2001, não poem na conta do "Velho Lobo": o sérvio Petkovic, com seu gol em cobrança de falta no finalzinho do jogo, é o grande autor da façanha.

Em 1974, ele era o técnico. Sem Pelé, a seleção dançou no carrossel holandês de Cruyff e cia. Em 1998, ele assumiu a vaga de Parreira: a seleção dançou no balé de Zidane e cia.

Resultado: Zagallo seria o Forrest Gump do futebol. Um homem no time certo, na hora certa e com os jogadores certos.

Mas no dia em que Mário Jorge Lobo Zagallo faz 80 anos seria não só uma deselegância, mas também uma grande mentira dizer que as conquistas vieram por coincidência. Tanto em 58 quanto em 62, ele “inventou” uma função pela zona esquerda do campo em que jogava mais recuado, permitindo os avanços formidáveis dos atacantes brasileiros. E ainda fez lá seus golzinhos.

Em 70, caiu no seu colo uma seleção na última hora. Mas foi audacioso o suficiente para escalar e distribuir em campo cinco excepcionais jogadores que em seus clubes atuavam como camisas 10. Telê Santana tentaria algo semelhante 1982 com Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, o que encantou o mundo mas não ganhou a Copa do Mundo.

Zagallo encarna o tipo de técnico que treina o time e é um tremendo motivador. De uns tempos para cá, os técnicos se engravataram, ficaram tão preocupados com o próprio visual à beira do campo quanto com o desempenho do time, passaram a se enxergar como craques indispensáveis de um time.

Zagallo não tinha nada dessa soberba. Sofria e vibrava como um torcedor apaixonado. Se exagerou na veemência foi por causa da intensidade da crítica. Com o tempo, resiste a humildade de um bom jogador que foi carregar piano para os virtuoses brilharem. Permanece a imagem de um ancião de cabelos desalinhados incentivando um por um os cobradores de pênalti e o goleiro Taffarel na partida contra a Holanda na Copa de 98.

Alguns o veem como um grande coadjuvante e esportista sortudo. É que faltam explicações para falar sobre alguém que foi vitorioso tantas vezes. O que não podemos é negar sua paixão pelo Brasil, sua dedicação ao esporte, sua fibra moral. Está velho, mas não velhaco. Parabéns, Zagallo, velho de entusiasmo infantil.

Comentários

José Santos disse…
Não foi jornalista, foi o Bussunda, do Casseta e Planeta. Aliás, o texto é muito bom. Já procurei aqui na net e não encontrei. Pena.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n