17 agosto, 2011

se eu quiser falar com Deus: MPB e canção cristã

A religião também está presente na música popular brasileira. Em suas músicas, os compositores revelam seu modo de entender os assuntos sagrados. Nos anos 90, Gilberto Gil escreveu a canção "Se eu quiser falar com Deus" e entregou ao cantor Roberto Carlos. Este se recusou a gravá-la alegando que não concordava com a maneira de se relacionar com Deus descrita na letra.  

Anos depois, Mário Jorge Lima, compositor e teólogo adventista, compôs "Se eu quiser falar com Deus", uma espécie de explicação doutrinária sobre a oração, sobre a comunicação com Deus, que também funciona como resposta elegante no campo musical e hermenêutico à canção de Gil. A diferença entre as canções está menos na parte estritamente melódica do que na parte teológica, isto é, na compreensão de cada compositor sobre a relação entre o homem e Deus. 

Enquanto a inegável força poética da canção de Gilberto Gil deixa entrever a dúvida e a ambiguidade e, ainda, uma visão de abandono e autossuplício como parte da caminhada para se chegar a Deus, Mário Jorge Lima utiliza versos de uma forma didática para explicitar uma maneira mais acolhedora e simples de relacionar-se com Deus. Ora, vejam: um compositor de excelência como Gil complica a relação do homem com Deus de um jeito que só certos teólogos eruditos conseguem; e o erudito Mário Jorge Lima simplifica esse relacionamento de um jeito que só certos compositores populares são capazes.

A revista de teologia Kerygma, do Unasp - campus 2 (Centro Universitário Adventista de São Paulo), publicou um artigo de minha autoria em que descrevo as distinções de pensamento e interpretação teológica dos dois compositores, Gilberto Gil e Mário Jorge Lima. Para entender melhor, você pode acessar o artigo nesse link da revista: 

Nota: no começo do artigo falo sobre a teomusicologia, tema e método da minha pesquisa no doutorado. Se quiser conhecer esse ramo de estudos, vá em frente. Se não, você pode saltar essa parte de justificativa metodológica e ler partes seguintes sem nenhum prejuízo ao entendimento geral do texto.


3 comentários:

Anônimo disse...

HI, I just joined this community. I m from pakistan. I like this forum.......hope to learn lot of things here ;-)





------------------------------------------------------------------------
My Online Poker Blog Online Poker For Poker details

Anônimo disse...

Hi thеrе, its fastiԁiοus post
on the toρic of mеԁіa pгint, we аll knоw media
is a imprеssiνe ѕouгce of facts.

Feel fгee to viѕit my ωеbρage classicmusicinfo.com

Anônimo disse...

Hello my familу member! Ι ωant to say that this article iѕ
awesome, great wrіtten аnd includе almoѕt all impοrtant infоs.
I'd like to look extra posts like this .

My site; BlackChipPoker Offer