Pular para o conteúdo principal

Lady Gaga vai para o show ou para a cruz?


A cantora Lady Gaga cancelou sua apresentação em Jacarta, Indonésia, devido a problemas de segurança. Num país de maioria muçulmana, seria uma temeridade se expor aos riscos da ameaça feita por grupos islâmicos que desaprovavam o show da artista em seu país.

Segundo matéria do portal UOL, o empresário da cantora, Troy Carter, comparou os protestos feitos contra o show de Lady Gaga à crucificação de Cristo: “Jesus Cristo foi crucificado. Acontece”.

Em suma, o empresário acha que estão pegando a Lady Gaga pra Cristo. Embora, pelas performances e pelo figurino, Lady Gaga esteja sempre vestida para o show e não como quem vai para a cruz.

A comparação é obviamente exagerada, mas das duas, uma: talvez o empresário tenha dito isso com ironia ou ele acredita mesmo que Lady Gaga é a Joana d’Arc da liberdade de expressão.

Se for ironia, vá lá, cada um ouve como quer. Mas se ele acha que Lady Gaga está virando mártir, das duas, uma: ou ela encara o risco de uma fogueira e faz o show ou volta e fica fazendo escândalo nos indiferentes países de raiz judaico-cristã.

Se ela prefere a segurança, tudo bem, não é justo por em risco a sua vida e a vida do público indonésio por causa de música. Mas se ela encara a fogueira e vai pro show, das duas, uma: ou ela cria um escândalo político ou um escândalo religioso. O que em terras islâmicas, é a mesma coisa.

Para algumas estrelas do pop, mesma coisa é um escândalo sexual e uma provocação religiosa. Então, das duas, uma: quando é motivo sexual, vá lá, não se deve dar opinião sobre as peripécias íntimas de ninguém. Mas quando é questão religiosa, das duas, uma: ou não passa de ignorância ou é desdém quanto a aspectos da fé.

Se for ignorância, tudo bem, o conhecimento progride pouco a pouco. Mas se for desdém, das duas, uma: ou é uma música falsificadora (como em “Judas” ou “Alejandro”) ou é um golpe de marketing. O que para muitos artistas e empresários do ramo, registra-se no caixa como a mesma coisa.

Comentários

Chets disse…
Huahuah!
Muito bom o texto!!
Abraçãozão!
megabr disse…
Bastaria saber como os islamicos interpretaram o comentário do Troy Carter, e, o que "Jesus não musulmano" faz fora do contexto do show, ou dentro? de duas uma:

Dentro do contexto:Rechazo musulmano a tentativa de "evangelização do mundo occidental [cristão]";

Fora do contexto: ...imagine....
:)
aurea disse…
Lady gaga e mulçumanos são iguais: DESEQUILIBRADOS ,INCRÉDULOS ,DOENTES ! AMBOS não crê em JESUS. ABAFA o CASO !SHALOM.
joêzer disse…
Chets, grato pela leitura.

Aurea, você diria isso com todas as maiúsculas a um muçulmano? Não podemos generalizar, não é? Há tantos muçulmanos que lecionam em universidades, são artistas, são escritores "equilibrados", certo? E há outros que não são. Não é justo dizer que quem não crê em Jesus é doente e desequilibrado quando nós conhecemos alguns doentes e desequilibrados que dizem crer. Infelizmente, é assim. obrigado pela leitura. Paz e saúde.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n