Pular para o conteúdo principal

Mulheres, cérebro, música

Acabo de ler que, segundo o Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, o cérebro dos homens têm até 30% a mais de conexões entre neurônios. Calma. O Conselho ainda foi molhar o bico para depois completar dizendo que isso não significa necessariamente que os homens são mais inteligentes que as mulheres. Concordo. E aposto que esses 30% a mais não são conexões Tigre.

Os autores da pesquisa publicada na última edição da revista PNAS argumentam que isso quer dizer que os cérebros de homens e mulheres diferem quanto ao processamento de informações. É uma descoberta e tanto considerando-se que até ontem maldosamente se pensava que a diferença nesse processamento se devia à pigmentação capilar aloirada ou à submissão prolongada à teleprogramas infantis de apresentadoras com elevado índice de pigmentação louro-capilar.

A equipe científica detectou diferenças entre homens e mulheres em uma área do cérebro relacionada com os processos sociais e emocionais e a capacidade humana de atribuir intenções a outras pessoas. Essa área é o neocórtex cerebral. É nesta parte do cérebro que os homens apresentam até 30% a mais de conexões sinápticas (Sinapses são aquelas “janelas” que se fecham de par em par quando envelhecemos ou, melhor descrito, são as junções microscópicas que enviam sinais de um neurônio para outro).

Capacidade de atribuir intenções a outras pessoas: agora se sabe porque os homens sempre jogam a culpa uns nos outros ou habitualmente nas mulheres. Já dá pra ver aquele casal brigando no apartamento recém-financiado e mal-pago. Ela: “você está sempre pondo a culpa em mim”. Ele: “ah, meu bem, são esses malditos 30% a mais de conexões sinápticas”. Experimente dizer isso às 3 da manhã e você, macho alfa, vai precisar de outro neocórtex cerebral. A ciência às vezes complica a vida da gente, né, não?

* * * * *

No livro As Pianistas dos Anos 1920 e a Geração Jet-Lag (Ed. UNB), a autora Jaci Toffano revela que, de 1913 a 1929, 97% dos alunos do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo eram mulheres. Mas havia uma barreira que as impedia de construir uma carreira como pianista: “havia a domesticidade, a aproximação forte com o piano, mas quando chega o limite entre diletantismo e profissionalismo, havia uma barreira”. Daí a ausência de mais e melhores mulheres-pianistas no mundo masculinizado da interpretação pianística.

Alguém já me disse que uma explicação plausível para o número de homens famosos como chefs de restaurantes é: as mulheres crescem obrigadas a cozinhar e os homens crescem e depois vão se divertir cozinhando. O patriarcalismo também é notório no século XX, pois, entre conciliar as viagens de trabalho e os afazeres domésticos, muitas compositoras e instrumentistas tiveram suas carreiras interrompidas (ou nem mesmo iniciadas) por escolherem a segunda opção. Por que a ínfima quantidade de mulheres-pianistas geniais como Martha Argerich? Seriam apenas por causa de formas diferentes de processamento cerebral, fisiológico, emocional entre homens e mulheres? Ou será pela pequena colaboração masculina nos cuidados do lar, o que exigiria mais tempo materno da mulher-pianista?

Em seu livro, Jaci Toffano aborda as carreiras bem-sucedidas das pianistas brasileiras Antonieta Rudge (1885-1974), Magdalena Tagliaferro (1893-1991) e Guiomar Novaes (1896-1979). Por nossa conta, podemos citar também a pioneira Chiquinha Gonzaga, que rompeu barreiras ainda mais rígidas e preconceituosas ao escrever música popular no final do século XIX; Eudóxia de Barros, Maria Teresa Madeira, Esther Scliar; a regente Ligia Amadio; as compositoras Marisa Rezende e Jocy de Oliveira (esta, a mente mais criativa da música brasileira de concerto); e as jazz pianists Tânia Maria e Eliane Elias – ambas radicadas nos Estados Unidos.

Jaci Toffano escreve que as mulheres-pianistas podem equivaler-se aos homens, mas dificilmente estão no topo. Por isso, ela diz que quando vê uma mulher brilhando na música, das duas, uma: “ou ela está pagando um preço alto, ou encontrou um homem que colabora”.

Comentários

André Reis disse…
É quase inevitável fugir do "sexismo" na música devido à historicidade do argumento: um punhado de mulheres estão entre os grandes nomes da música erudita, Clara Schumann talvez a mais proeminente.

Nossas sociedades patriarcais nos têm privado da perspectiva musical feminina e pra nós, isso é sem dúvida uma perda. Minha filha é extremamente talentosa e quero fazê-la uma ótima pianista, a despeito dos atravancos culturais e sociais. Pior ainda se morássemos no Brasil...

Abraço
Anônimo disse…
Hi! I could have sworn I've been to this website before but after reading through some of the post I realized it's new to me.
Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll
be book-marking and checking back frequently!

Feel free to surf to my weblog Mitoslim examen
my web page > Mitoslim
Anônimo disse…
Woah! I'm really loving the template/theme of this blog. It's
simple, yet effective. A lot of times it's very hard to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say that you've done a fantastic job with this.
Also, the blog loads very fast for me on Safari.
Outstanding Blog!

my site: free email signature templates
Anônimo disse…
you're in reality a excellent webmaster. The website loading velocity is amazing. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterpiece. you've performed a wonderful activity on this
topic!

my webpage ... free email templates
Anônimo disse…
I always spent my half an hour to read this website's articles daily along with a mug of coffee.

Also visit my weblog - free email templates for outlook
Anônimo disse…
Hi there, yup this article is truly fastidious and I have learned lot of things from it concerning blogging.
thanks.

Here is my blog post :: html email newsletter templates
Anônimo disse…
Hey there! This is kind of off topic but I need some help from
an established blog. Is it hard to set up your own blog?
I'm not very techincal but I can figure things out pretty fast. I'm thinking about making my own but I'm not sure where to start. Do you have any ideas or suggestions? Cheers

Also visit my homepage: marketing email templates
Anônimo disse…
This design is spectacular! You certainly know how to keep a
reader entertained. Between your wit and your videos,
I was almost moved to start my own blog (well, almost..
.HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how
you presented it. Too cool!

my web site; Whilst
Anônimo disse…
Greetings! I know this is somewhat off topic but I was
wondering which blog platform are you using for this website?
I'm getting tired of Wordpress because I've had issues with hackers and
I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

my page free email templates for outlook
Anônimo disse…
Hurrah, that's what I was exploring for, what a material! existing here at this web site, thanks admin of this site.

Check out my blog: Small Business Email Marketing
Anônimo disse…
My relatives all the time say that I am wasting my time here at net, however I know I
am getting experience daily by reading thes fastidious articles.


my web page ... email Templates design
Anônimo disse…
For the reason that the admin of this site is working, no
uncertainty very rapidly it will be renowned, due to its quality contents.


my page sample email templates
Anônimo disse…
Wonderful beat ! I would like to apprentice
while you amend your site, how could i subscribe for a blog site?
The account aided me a acceptable deal. I have been tiny
bit familiar of this your broadcast provided vivid transparent idea

Visit my homepage :: 9Jaconnected.Com
Anônimo disse…
What i don't realize is if truth be told how you are no longer really a lot more smartly-preferred than you may be now. You are so intelligent. You realize therefore considerably relating to this matter, made me personally imagine it from a lot of various angles. Its like women and men don't seem to
be involved except it is something to do with Woman gaga!
Your own stuffs excellent. Always maintain it up!


Feel free to visit my web site - email design templates

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n