Pular para o conteúdo principal

o concerto e o concerto de obama

A música para cerimônias oficiais de celebração costuma ser aquela que confere muita pompa para determinada circunstância. Geralmente bombástica, com o retumbar de tímpanos e uma fanfarra de metais que alardeiam uma nova era, uma sinfonia grandiloquente para a majestade que toma posse.

Mas o que se ouviu na posse de Barack Obama esteve bem distante do tom festivo, cumprindo-se já a intenção do novo presidente. Foi assim o poema recitado por Elizabeth Alexander, Praise Song for the Day, sem versos laudatórios da personalidade de um homem, mas de estilo terno e reflexivo. Talvez até demais para o momento.

Poderia ser diferente no concerto musical para o dia em que Obama começaria a selar um concerto político entre as nações, como muitos gostam de acreditar. O responsável pela música era John Williams, reconhecido compositor de trilhas sonoras. Dele se podia esperar o imprevisível. Da música triunfal, como em Guerra nas Estrelas, ao lúdico à la Henry Mancici, como em Prenda-me se for Capaz; das cordas emotivas de E.T. ao vocalise lacrimoso de Império do Sol.

John Williams compôs uma breve peça que emanava simbolismo tanto das notas musicais quanto dos músicos selecionados para tocar. Intitulada Air and Simple Gifts e escrita para violino, violoncelo, piano e clarinete, a peça não tem um final apoteótico e retumbante – as homenagens musicais ao estilo de Reais Fogos de Artifício, de Haendel, nem passaram perto.



Mas algumas mensagens me pareceram bem claras: a ausência de pompa na música para o concerto lembra que, primeiro, Obama precisa traçar o conserto da nação que o elegeu - e a empolgação do casamento é logo anuviada quando as primeiras contas começam a chegar; os músicos eram o violinista israelense Itzhak Perlman, o celista sino-americano Yo-Yo Ma, a pianista venezuelana Gabriela Montero e o clarinetista afro-americano Anthony McGill. A própria diversidade em carne, osso e melodia (Perlman e Yo-Yo Ma já haviam colaborado com John Williams na trilha de A Lista de Schindler).

O início da peça é original de John Williams. Mas, a seguir, há uma citação de Simple Gifts, uma famosa melodia shaker também utilizada pelo compositor Aaron Copland na obra Appalachian Spring. Na reciclagem da tradicional melodia e na citação a Copland, um compositor identificado com os valores culturais e morais americanos, evoca-se a visão idílica de um país construído com liberdade, tolerância e trabalho.

Anne Midgette lembra que Abraham Lincoln, em quem Obama procura modelar-se, era fã de música clássica e incluiu a montagem da ópera Martha, de Flotow, em sua segunda posse como presidente.

Obama já demonstrou apreciar diversos estilos de música (a música clássica está entre suas preferências ecléticas), o que dá uma pequena dimensão de que ele é alguém que prefere dialogar com várias culturas e fazer a ponte de entendimento entre elas. De sua intenção, ainda que em discursos iniciais, de promover a tolerância e o respeito entre os diversos povos, não há porque discordar. Ao contrário, tratam-se de valores fundamentais que todos devem defender, inspirados ou não em princípios religiosos.

Só discordarei de Obama se a promoção de almejada unidade sobrepujar-se à liberdade de diversidade. Ponto.

Para quem procura razões apocalípticas para rejeitar Barack Obama, dou uma dica. Sabe que outra peça foi escrita especialmente para a formação instrumental de violino, cello, piano e clarinete? Isso mesmo, o Quarteto para o Fim dos Tempos, de Olivier Messiaen.

Alguém dirá, calma, é coincidência. Outros dirão, quem lê (ou quem ouve), entenda.

Para entender melhor, leia meu artigo “Quarteto para o Fim dos Tempos” , escrito bem antes da eleição de Obama.

Comentários

Anônimo disse…
Não dá pra duvidar que as vezes foi o próprio que pediu algo assim, quando de repente questionado pelo compositor sobre a preferência da melodia, entre outros detalhes.

Quem sabe este seria o tom da liderança que ele queria, na música, mostrar. Algo como limpo, transparente, simples. Não quer demonstrar pompa, não quer comemorar antes da hora. Talvez acredite na virtude "Tempo de poupar, tempo de esbanjar".
joêzer disse…
isso mesmo. obama não se vê como um salvador da pátria.
seu discurso de posse não teve uma frase pra entrar pra história, uma frase do tipo "não pergunte o que a américa pode fazer por você..." ou "nada temos a temer senão o próprio medo".
ele domina a arte da retórica, mas parece saber que a hora é de arregaçar as mangas e trabalhar.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n