Pular para o conteúdo principal

fábulas menores de moral mínima (opus 5)

Com a desculpa esfarrapada e descalça de que estou atribulado com o último capítulo da minha honorável dissertação, saquei do fundo do arquivo "meus documentos" essa pouco honorável fábula. Estudantes da graduação ou da pós, e não só eles, espero, vão entender as agruras.


O menino, o velhaco e o burro – uma fábula revista e atualizada

O menino universitário, após uma longa temporada à sombra das raparigas em flor nada proustianas mas em tudo calypseiras, decide que já é hora de crescer e deixar essa vida cruel de passar a semana afogado em números e letras e o fim-de-semana afogado em anônimos beijos atrás do trio elétrico. Mas, esse guerreiro-menino não sairá do templo do saber assim impunemente. Primeiro, é preciso mostrar que aprendeu alguma coisa de útil na vida. É preciso entregar, troçus terribilis, sua monografia. Seu destino acadêmico é: pague para entrar, entregue uma monografia para sair. Não, não, reza braba não dá jeito, o cabra pode ser valente, mas só na lembrança do texto vai chorar.

Nessa ingrata hora de seus infortúnios, surge o único que irá lhe defender: o Google, o labirinto dos insensatos e padrasto de nós todos, onde se vai encontrar o que se quer: muito joio e lá, bem no fundo, escondido e raro, um punhado de trigo. Mas esse trabalho de joeiramento das fontes pesquisadas não é compatível com tanta balada e tão poucos engenhos e, a fim de evitar a fadiga, ele repassa o trabalho para qualquer outro. Não é exatamente qualquer outro, basta qualquer um que saiba tirar essa pedra do meio de seu caminho. É aqui que entra o velho.

O velho não precisa ser um ancião, mas alguém com alguns calejados anos de prática de revisão e correção de rudes esforços estudantis que aceita alguns níqueis para fazer um trabalho que o menino não quer ou não tem tempo para ou não aprendeu a fazer mesmo.

E o burro? Em tempos zoologicamente corretos, não existe ninguém burro, no máximo um indivíduo intelectualmente diferenciado, o que ainda pode constituir grave ofensa aos nossos semelhantes, os muares.

Enfim,  o velho vai precisar de energia juvenil para atravessar as noites de claro em claro e o menino se torna um velhaco ao defender o que não sabe diante daqueles que sabem que o menino só pensa que sabe.

Após uma triunfal compilação das idéias alheias, ele sairá do purgatório das defesas de teses por uma das duas saídas: o inferno dos plagiadores ou o paraíso dos compiladores.

Moral mínima, já por muitos conhecida: copiar uma citação é plágio; copiar várias, é monografia.

E se não for monografia é o texto de um blog, como essa minha fábula recheada de citações não-creditadas.

Comentários

Anônimo disse…
Tem selo pra você lá no Blog!

http://coisasdestavida.wordpress.com/2009/02/05/selos/

Coloquei o link pra ficar mais fácil.
joêzer disse…
valeu, lidia.
não conhecia o sistema de selos virtuais, mas parece que ganhá-los também são coisas (boas) desta vida.
Anônimo disse…
São coisas boas sim...

Quando puder vá lá e receba seu prêmio.

Um abraço,

Lídia
Luciana Teixeira disse…
Deixa eu dar uma de enxerida: sobre o que mesmo é sua dissertação? :-))
joêzer disse…
luciana,
estudo a música gospel neopentecostal brasileira e sua interação com a cultura pop.
a análise é musicológica (letra e arranjos) e sociológica (pós-modernidade, mídias, esses bichos papões).
Anônimo disse…
massa!
e realmente uma trabalheira, hehehe.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n