27 abril, 2009

o pior cego é aquele que quer veja

O Scienceblogs publicou o e-mail que Ricardo Vêncio, do Laboratório de Processamento de Informação Biológica da USP Ribeirão, enviou à redação da revista Veja a respeito de um infográfico incluído na reportagem "Um gene, várias doenças" (22/04/09) . Se biologia não era sua matéria preferida na escola, não tem problema. Pior do que as falhas no infográfico foi a resposta arrogante da revista ao leitor.
Primeiro, o e-mail de Ricardo Venâncio à revista:

Caros da Veja,
Apesar do texto da reportagem sobre Genética da última edição estar muito bom, incluindo até conceitos da emergente Biologia Sistêmica, a figura que mostra a sequência: "célula - DNA - gene" induz o leitor a erros conceituais graves:

1) A interação entre as duas fitas da hélice de DNA está ilustrada como algumas bolinhas em seqüencia, dando a impressão que são átomos, partículas ou coisa que o valha. Essas ligações são chamadas "pontes de hidrogênio" e, na verdade, são atrações entre átomos que estão nas duas fitas. Uma linha tracejada ou algo do tipo seria uma ilustração adequada enquanto que bolinhas induzindo o leitor a imaginar uma cordinha ou corrente ou algo assim, definitivamente não. Uma boa ilustração pode ser encontrada, por exemplo, aqui.
2) A figura induz o leitor a imaginar que os genes estão nas "pontes de hidrogênio", o que está completamente errado. Uma ilustração melhor pode ser encontrada, por exemplo, aqui. Acho importante que uma errata seja publicada na próxima edição, uma vez que não são errinhos sem importância, mas sim falhas conceituais graves, principalmente se lembrarmos que esta edição foi publicada logo depois daquele sobre Vestibulares. Obrigado.
Esse e-mail educado recebeu uma resposta inacreditável da revista:

4 comentários:

André disse...

Quem sabe deveriam mudar o nome de Veja para "Óia"...

joêzer disse...

Do jeito que está, isso vai acontecer mesmo, andré.

André R. S. Gonçalves disse...

eu fico longe da Veja... ela nem procura disfarçar a pseudo-ideologias que a sustentam (financeiramente)

André disse...

Joêzer, coloquei um link para o seu brógui no meu, vamos trocar figurinhas... coloca um aí hehehe