Pular para o conteúdo principal

cem palavras: 4 possibilidades

A seção "Cem Palavras" volta hoje. Escolhi um texto de Ed Renê Kivitz. Tenho cá minhas restrições quanto à "imanência" como única possibilidade de encontro com o divino, principalmente devido ao extremismo que provém da compreensão de um Deus imanente-dentro-da-gente. Sou atraído pelo ponto de tensão entre transcendência e imanência na relação homem-divindade. Mas para refletir a partir de um texto como esse não é preciso concordar com todas as suas vírgulas. Continue lendo:

"Acabo de ler O espírito do ateísmo, onde André Comte-Sponville propõe uma espiritualidade para ateus, isto é, uma metafísica sem Deus, e demonstra uma sobriedade ausente entre os recentes “religiofóbicos”, como Richard Dawkins, Michel Onfray e Christopher Hitchens. Ao final de sua argumentação, conta que na adolescência, após ler o Eclesiastes, escreveu no caderno de notas: “Das duas uma. Ou Deus existe, e então nada tem importância. Ou Deus não existe, e então nada tem importância”. Na vida adulta conclui: “Não filosofei em vão. Repensando aquela fórmula da minha adolescência eu antes diria o contrário: “Ou Deus existe, e então tudo é importante; ou Deus não existe, e então tudo é importante”. Comento as possibilidades.


"Deus não existe, então nada é importante. Isso é niilismo. Um mundo sem Deus é vazio de valores superiores, ou como disse Nietzsche, “faltam os fins, não há mais resposta para a questão: para que?”. Pensamento concorde com Dostoiévski: “Se Deus não existe e a alma é mortal, tudo é permitido”. Deus é a base absoluta do juízo moral, a única plataforma verdadeira de responsabilidade infinita. Os céticos aos poucos se tornam cínicos. E logo se tornam loucos. Não é possível ao homem sobreviver no vazio.

"Deus existe, então nada é importante. Isso é fanatismo. Separar Deus de sua criação e jogar todas as fichas na transcendência, numa espiritualidade abstrata, implica abandonar a única possibilidade de encontro com o divino, a saber, a imanência, com que se pode interagir dada a transparência. A tentativa de experimentar Deus além da imanência é ilusória. Dar as costas ao mundo de Deus é desprezar o Deus do mundo. Não peço que os tires do mundo… Apenas os fanáticos se sentem bem na “espiritosfera”. E lá também enlouquecem.

"Deus não existe, então tudo é importante. Isso é materialismo. É dar valor último ao que é penúltimo. Chesterton tinha razão, quando deixamos de acreditar em Deus, acabamos crendo em qualquer bobagem. O que é esse “tudo” sem Deus, senão deus? Ainda não entendi (falha minha, é claro), a lógica que afirma que a descrença em Deus resulta em melhor humanidade. Se Deus não existe, tudo é efêmero. Então tudo é temporariamente importante. O que é temporariamente importante, não é importante em si, mas em sua função no tempo. Toda importância é relativa. Toda importância relativa é uma desimportância. Esta terceira possibilidade não me faz sentido. Entre esta e a primeira, fico com a aquela.

"Deus existe, então tudo é importante. Isso não sei o que é. Mas é a fé que me mobiliza".

Comentários

Pr. Ed Rene possui pérolas do pensamento batista que valem a pena serem conhecidas. Ouvi recentemente duas séries de palestras: "O lado B dos milagres de Jesus" e "O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo", que estão disponíveis no site da IBAB.
Valem cada minuto, obviamente com um filtro adventista aqui e acolá.
Abraço.
joêzer disse…
DDP,
valeu a recomendação sobre o pr. ed renê kivitz. e filtro protege sempre.
Para uma mente como a minha, que não é nenhum "meu refúgio" (e estou parafraseando você, Mr. Mendonça), até que eu entendi bem direitinho o seu ponto de vista em "cem palavras: 4 possibilidades". Capenguei um pouco até descobrir o que quer dizer "imanência", mas como Aurélios existem, tudo ficou claro e límpido como os mananciais de Manre (se é que isso é fato empiricamente comprovado...kkk!). Textos como o seu me dizem que preciso exercitar minha mente com leituras exigentes, e é isso que pretendo fazer, para poder ler algo escrito por Joêzer Mendonça sem precisar de Aurélios pra me ajudar... Abraço mano, e que venha o "meu refúgio"!
joêzer disse…
vivi,
"o refúgio" está amadurecendo, a música. quanto ao aurélio, não posso facilitar pra turma que se dá ao trabalho de ler este blog!
Loren disse…
interessante o texto. valew por postar joêzer! nada a acrescentar

eis o q restou no fim da leitura

:)
Anônimo disse…
Olá Joêzer! Valeu pelos comentários.... Depois, com tempo, vou passar aqui no teu blog pra ler os posts e comentar mais! Até qualquer hora!
joêzer disse…
daniella,
a casa é nossa! entre sem bater.
"Deus existe, então tudo é importante".

Uno-me você, mestre Joêzer: "também não sei o que é".

Só sei que entre o niilismo, fanatismo e o materialismo, o importante é o cristianismo, fruto da experiência da fé, vivida e vívida.

Parece apenas um acento a diferenciar duas palavras. Porém, "viver a fé" baseada na experiência vivida, cortejada, experimentada no calo do joelho, além de tornar a vida diferente, a faz importante.

O "viver por fé" sublinha o fato de que "tudo é importante, porque Deus existe". O acento da vida está em uma "fé vívida". Trata-se da proparoxítona da fé.

Um cristianismo vivido e vívido dá significado a vida e sentido a "esperança", como caminhada cristã.

Abraço

Feliz Sábado

Jael Eneas
joêzer disse…
my master Jael Enéas,
que palavras inspiradoras.

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n