Para começar bem a semana, audioveja esta ária da cantata BWV 30, de Johann Sebastian Bach. Extraída do bônus do DVD Bach Arias, a ária foi filmada como um ensaio dirigido pelo próprio Bach. A bela voz é de Magdalena Kozená, meio-soprano tcheca.
A cantata BWV 30 foi composta em 1738 para a Festa de São João Batista. Quem ouve a música e lê o texto (provavelmente de autoria de Picander, baseado em passagens bíblicas sobre o nascimento de João Batista), sente-se enlevado pela sacralidade da obra. No entanto, esta cantata é uma versão religiosa da cantata profana "Angenehmes Wiederau, freue dich in deinem auen" (BWV 30a), uma espécie de homenagem de Bach à beleza dos arredores de um castelo em Wiederau.
O caráter alegre da música sublinha a temática geral da obra, que representa a evocação de Zacarias, pai de João Batista, e também reflete a influência estilística das gerações mais jovens que o maduro Bach não dispensava. O ritmo sincopado da ária acima e o décimo movimento, na forma de giga, expressam não apenas o caráter de júbilo da cantata, mas também revelam que Bach adotava particularidades rítmico-melódicas quando estas poderiam produzir o efeito musical e religioso mais adequado.
A cantata BWV 30 foi composta em 1738 para a Festa de São João Batista. Quem ouve a música e lê o texto (provavelmente de autoria de Picander, baseado em passagens bíblicas sobre o nascimento de João Batista), sente-se enlevado pela sacralidade da obra. No entanto, esta cantata é uma versão religiosa da cantata profana "Angenehmes Wiederau, freue dich in deinem auen" (BWV 30a), uma espécie de homenagem de Bach à beleza dos arredores de um castelo em Wiederau.
O caráter alegre da música sublinha a temática geral da obra, que representa a evocação de Zacarias, pai de João Batista, e também reflete a influência estilística das gerações mais jovens que o maduro Bach não dispensava. O ritmo sincopado da ária acima e o décimo movimento, na forma de giga, expressam não apenas o caráter de júbilo da cantata, mas também revelam que Bach adotava particularidades rítmico-melódicas quando estas poderiam produzir o efeito musical e religioso mais adequado.
Comentários
Sinto muita falta de cantar Bach! No meu concerto de graduação cantei a Cantata 55 para Tenor. Meu tenor lírico adora esses melismas... hehe
Abraço!
fico só na admiração mesmo
=)
a música de bach é sempre formidável, não?