Pular para o conteúdo principal

o mundo e a fé

"Mundo" não são pessoas. São ações e valores imorais, amorais e egoístas. Cristãos, dos mais simples aos mais eruditos, convivem diariamente com pessoas não-cristãs (no trabalho, na rua, em casa, veem na tv) e sabem que, entre estas, existem pessoas de grande caráter e nobreza de alma. Isso vem desde muito tempo. Não por acaso, Jesus curava pessoas tidas como pagãs por muitos judeus e ainda acrescentava: "Nem em Israel vi tamanha fé".

Se alguém perguntar "não existem pessoas boas fora da igreja?" para um pastor ou para a vovó Maria, é provável que ambos digam que pessoas boas e más existem em todo lugar. Minha vó acrescentará, com sua fé simples e sem maiores digressões metafísicas, que é bem capaz que existam mais pessoas realmente boas fora da igreja do que dentro (mas de forma alguma recomendará para que alguém abandone a fé, a igreja, por causa disso).

Claro que alguns não sabem externar um pensamento mais equilibrado e acabam criando um apartheid espiritual mesmo. Lutar contra essa forma de segregação tem sido um engajamento de muito bom cristão. Quantas vezes ouvi sermões que apontavam para si e para os próprios membros da igreja, convocando-nos a sair da letargia, da falsa moral, do absurdo senso de exclusivismo de salvação. Em diversos blogs de cristãos que leio também percebo esse chamamento à vida cristã mais sincera e respeitosa.

Mas isso não é de hoje. Chesterton, C. S. Lewis, Moody, Billy Graham, Lutero (posso juntar Roberto Rabelo a esse grupo?), cada a um seu modo, e sem autoproclamar-se santos, chamavam os cristãos de suas épocas a viverem um vida de santidade diante de Deus e dos homens. O apóstolo Paulo, o maior teólogo de todos, identificava sérios problemas na igreja primitiva - e não apenas de ordem doutrinária, mas sobretudo de ordem espiritual e moral. Embora entendesse que havia sido chamado para corrigir e orientar, declarava-se "o menor dos santos" e admitia uma luta contra "um espinho na carne".

O ódio, a intolerância e o autoritarismo notados no meio religioso sem dúvida contribuíram para que os não-cristãos vejam a igreja cristã como uma organização dinheirista, hipócrita, moralista e desprovida de soluções para o mundo moderno. Isso também leva pessoas a generalizar (não sem razão) a atitude excludente e a soberba como marcas do cristianismo.

Lembro que há políticos corruptos escandalosamente, e se bate nessa tecla. Mas não se pensa (é, alguns pensam) em fechar o Congresso ou extinguir o sistema democrático. O melhor, optamos, seria mudar as pessoas que usam o sistema, reformá-lo judiciosamente e fiscalizá-lo com atenção.

Há líderes religiosos falsos e uma membresia preconceituosa (ignorância, desconhecimento do outro, farisaísmo, tudo isso?), fato. Há líderes que procuram promover o pensamento justo e membros que vivem o cristianismo de forma sã, embora passíveis de incorrer em erros que atribuem ao que chamam de "mundo".

A vontade de escrever é mais longa que o dia, tenho que ganhar o pão com o suor do meu rosto (ok, onde trabalho não suo tanto assim). Espero que eu tenha sido hábil em falar sobre isso que chamamos de mundo. Se não consegui, fique com o que disse Jesus em sua oração ao Pai pelos seus seguidores (enquanto orava, os três discípulos que o acompanharam, dormiam. Não seria um retrato da igreja?): "Pai, não peço que os tire do MUNDO, mas que os livre do MAL".

Comentários

Julison disse…
Excelente post! Enquanto lia, lembrei-me de uma frase de Mahatma Ghandi: "Tornarei-me Cristão, no dia em que encontrar um". Encontrar um cristão autêntico é muito difícil. Ser um deles então...
joêzer disse…
julison,
taí um desafio diário.
ângelo disse…
Amigo, não lhe conheço mas agradeço pelo texto. Já me peguei imaginando que era um exemplo. Mas é como diz Paulo que 'aquele que estiver em pé, cuide para que não caia". Muitas das vezes a gente se preocupa com a letra da lei e vai esquecedo da misericórdia, da graça e do perdão.
joêzer disse…
ângelo,
como você percebe, a lei e a doutrina podem orientar nossa caminhada. mas elas não nos garantem um caráter amoroso e gentil. isso vem com entrega sincera, reflexão, desejo (e necessidade) de mudança.
Zázu Morani disse…
oopa, que expectativa de mudança...

Que seja essa via pela qual vos guie o espírito. Longe da arrogância e da ostentação da verdade.

está aí um caminho harmonioso, onde a virtude e a compreensão de si e do próximo podem aproximar o homem de Deus.

Raulison
Rdriigo disse…
muito bom post... muito boa a frase ainda julison

realmente existe um problema, qual a solução?

só consigo enxegar uma resposta.

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n