03 agosto, 2009

o evangelho segundo o gospel

No começo deste ano, a Revista do Conservatório da UFPel (RS), publicou meu artigo "O Evangelho Segundo o Gospel: mídia, música pop e neopentecostalismo". Nesse trabalho, constam as linhas principais da minha pesquisa de mestrado sobre a música gospel no Brasil: cultura, canção pop e pentecostalismo. Com subcapítulos como, mídia e o gospel no Brasil, o gospel e a sacralização do pop, abordo o fenômeno da música da religiosidade cristã contemporânea, observando principalmente a relação da indústria fonográfica gospel com as estratégias e operações do mercado fonográfico da assim chamada mídia secular. A seguir, algumas considerações extraídas do texto (ao final, indico novamente o link para o artigo completo):

"A música gospel tem sido um destacado vetor de divulgação da renovação religiosa promovida pelo neopentecostalismo. No estudo da música cristã contemporânea no Brasil, este artigo analisa a integração e a similaridade da canção gospel em relação aos modelos da canção pop quanto às formas de elaboração musical, performance, difusão comercial e midiática e recepção pública.

"Disseminado como um estilo musical no começo do século passado, o gospel encontra seu apogeu no Brasil na última década do século XX ao transpor as fronteiras de origem norte-americana, ser devidamente globalizado pelo cristianismo contemporâneo e tornar-se marca de uma nova cultura cristã. O universo do gospel não consiste apenas de músicas e letras que abordam temas religiosos cantados por músicos evangélicos. Nos primeiros anos do novo século, o gospel revela- se a estrutura da tecnologia e do mercado evangélicos que se desenvolveram em seu entorno e, sobretudo, faz parte das novas atitudes e condutas cristãs geradas a partir das transformações religiosas e culturais experimentadas na dinâmica da pós-modernidade.

"A integração dos músicos neopentecostais à modernidade tem sido marcada pela adoção de gêneros musicais de sucesso popular, como o funk, o rock, o forró, o pagode. Esses estilos são introduzidos pela renovação musical cristã, que se sustenta tanto na reprodução dos gêneros musicais nacionais quanto na adaptação de tendências musicais globalizadas, em um processo que acompanha a diversidade dos estilos musicais divulgados pelos meios de comunicação de massa".

Continue lendo...

ou clique no link para fazer o download completo do artigo disponível gratuitamente: http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/artigos_pdf/artigo09.pdf.


Nota: Este artigo é uma reelaboração e expansão das ideias estudadas no artigo "Canção Gospel: trilha sonora do cristianismo na pós-modernidade", publicado, em diferentes versões, nos anais do Congresso-2007 da ANPPOM-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (disponível aqui) e também na revista Acta Cientifica (2008) do UNASP - Centro Universitário Adventista.

Nenhum comentário: