Pular para o conteúdo principal

A vez da música e a voz do coração

Meninos carentes e marginalizados, uma escola em ruínas, funcionários desmotivados, um diretor autoritário. Quem poderá salvar essa escola? Um professor obstinado e cheio de amor pra dar. Aliás, cheio de música pra cantar. O messias é quase sempre um professor de música, anônimo, rejeitado, uma abelhinha laboriosa capaz de transformar a escola e a vida dos meninos.

Esse é o argumento de filmes como Mr. Holland – Adorável Professor (1990), Música do Coração (1998) e de A Voz do Coração (Les choristes, França, 2004). Cada um desses filmes apresenta um cenário semelhante de desordem escolar e problemas individuais e juvenis.

No primeiro filme, Richard Dreyfuss é um professor de música perfeccionista que leciona numa escola pública que lhe disponibiliza uma sala específica e instrumentos para os alunos – no Brasil, isso seria uma realidade remotíssima.

Em Música do coração, uma professora de violino consegue montar uma pequena orquestra numa escola da periferia, a custo de muito suor e lágrimas (dos atores e dos espectadores). A grande atriz Meryl Streep evita a pieguice e injeta até certa rudeza na interpretação da violinista, o que a torna mais próxima de um ser humano. Porque convenhamos, é muito difícil ser como aquele professor de Sociedade dos Poetas Mortos o tempo todo.

Falando nisso, os professores brilhantes que fazem alunos vencedores são um híbrido da nobreza de Sidney Poitier em Ao Mestre com Carinho, do auto-sacrifício de Conrack e da simpatia do prof. Freddy Shoop em Curso de Verão.

Os franceses também têm seus problemas com educação escolar. E professores devem assistir à Quando Tudo Começa (1999) para confirmar que o assunto ‘educação’ foi relegado a segundo plano mesmo nos países do chamado Primeiro Mundo. Voltando para A Voz do Coração, que se passa na França em 1949, o professor Clement Mathieu irá, com todo o afeto que se encerra, mudar o caótico cenário que encontra na escola.

A música é usada pelo professor não apenas para aliviar a brutalidade a que os alunos são submetidos, mas também para fazer com que eles possam evitar o destino de delinqüência que os espera. Para alguns daqueles meninos, a música não é apenas uma saída. Mas a única saída para transcender aquele ambiente opressivo.

O filme é esquemático como todo filme edificante. Mas, peraí? Qual o problema com os filmes com mensagem edificante? Todo filme com mensagem é acusado pela crítica intelequitual de sentimentalismo e moralismo. Reconhecendo que muitos são assim mesmo, pergunto: Será que é necessário encher o filme de cortes e diálogos espertinhos, luzes e contraluzes, câmera trôpega e montagem não-linear, enfim, todo filme tem que ser feito com o barroquismo e o exagero insuportáveis da série Capitu, por exemplo?

A Voz do Coração quer apenas contar linearmente uma história e chamar a atenção para o valor da música como agente transformador. Esse filme não se dirige para os cínicos de plantão que ficam nas academias vivendo da “música pela música” enquanto a realidade cruel toma conta das comunidades em risco social. De fato, o filme tem lá suas pequenas fraquezas assim como há organizações fraudulentas que abusam da pobreza para faturar com seus projetos de inclusão social.

Mas há seriedade também, tanto no aspecto da civilidade desenvolvida com o auxílio da arte, como mostra o filme, quanto na luta cotidiana de profissionais da música envolvidos com crianças cuja saída (às vezes, a única) da situação em que se encontram está em fazer música, em tocar um instrumento na orquestra ou banda, em cantar num coral.

Como o maestro do recente (e brasileiro) Orquestra dos Meninos ou o professor de A Voz do Coração, há professores que não tem a pretensão de mudar o mundo ou ficar famoso com suas composições. Muitos deles querem apenas fazer valer o resultado de seu trabalho. E quando uma criança está envolvida numa orquestra ou num coral, ela pode estar começando a superar sua herança opressiva e recriar seu destino.

Atualização: o título do filme com Meryl Streep é Música do Coração, e não O Som do Coração, como eu havia postado anteriormente.

Comentários

Jayme Alves disse…
Achei surpreendente que, após ter feito, no ano passado, uma apreciação elogiosa da série "A Pedra do Reino", você destaque agora "o barroquismo e o exagero insuportáveis da série Capitu", sendo que ambas foram geradas no mesmo projeto global (o "Quadrante") e vieram à luz pelas mãos do mesmo diretor (Luiz Fernando Carvalho), compartilhando, assim, muitos genes estéticos.

Particularmente apreciei bastante o que pude ver de "Capitu", mais do que havia apreciado "A Pedra do Reino", pois acho que, bebendo na fonte machadiana, houve uma bem-vinda redução no grau de embriaguez estilística do diretor (ao beber na obra de Suassuna, o grau somente subia), sem prejuízo para a sua inegável inventividade.

Houve, claro, admiradores de Machado que não gostaram da adaptação - por ser ousada demais ou de menos - mas, sabendo que você gostou de "A Pedra do Reino" Reino", foi inesperada a sua observação desfavorável a respeito de "Capitu".
joêzer disse…
amigo jayme,
o que era uma novidade estilística em 'a pedra' agora me pareceu um maneirismo;
a equipe global adaptava uma narrativa cujo original remontava à tradição ibérica e ao cordel nordestino, material que o diretor conseguiu transformar em imagens vivas. Ali, edição, cenários e música se mostravam mais coerentes em relação ao conteúdo de origem.

Já o original de 'capitu' é seco e direto, sem pompa. E LFCarvalho poluiu demais a obra.

A teatralidade das interpretações funcionava bem em 'a pedra', pois tudo remetia a um locus mitológico. Dom Casmurro é mais 'real' e a teatralidade em 'Capitu' espanou a verossimilhança do enredo.

Os riscos de giz no chão à la Dogville (vc conhece essa obra-prima?)e o uso do pop/rock na trilha à la Maria Antonieta (da sofia coppolla) soaram como clichês pós-modernos que me cansaram os olhos.

não teria sido mais interessante encenar dom casmurro com outro caráter estético?
por exemplo, 'lavoura arcaica' (de raduan nassar), do mesmo LFCarvalho, é cinema em estado de graça sem esteticismo.
Jayme Alves disse…
Entendo as suas observações. Imagino que não foram poucos os que viram na opção pela teatralidade e na recusa da representação naturalista, colada ao real, uma traição ao estilo sóbrio e límpido de Machado.

Concordo que o barroquismo estético casava melhor com as raízes que alimentavam a adaptação no caso de "A Pedra do Reino", embora também visse aí uma confluência de excessos que pesava na obra e tornava difícil a sua fruição. Por outro lado, o choque entre o maneirismo do diretor e o pendor classicizante de Machado pareceu-me capaz de produzir resultados interessantes.

Além disso, a opção do diretor não é descabida e encontra amparo em determinada leitura do romance machadiano (no qual, aliás, o teatro e a representação estão muito presentes, sendo que Bentinho utiliza a imagem da ópera para descrever a sua narrativa), a qual desconfia do narrador e da sobriedade e distanciamento da sua narração, sublinhando o quanto ela é construída por ele, o quanto ela é (de)formada pela fértil imaginação dele (vários trechos dão testemunho disso). Uma série de opções estéticas compromete "Capitu" com tal leitura. Enfim, são escolhas que parecem interessantes para uns, mas inadequadas para outros...

Obs.: Embora já tenha lido várias apreciações elogiosas de "Dogville" e "Lavoura Arcaica" (que seria o melhor filme nacional dos anos 90 pra cá), ainda não tive a chance de assisti-los (já li, sim, o poderoso romance de Raduan Nassar) - tentarei seguir as dicas e fazer isso num futuro próximo.
joêzer disse…
a idéia de "ópera" ajuda a compreender melhor a obra. apreciei bastante.
o ponto-chave talvez seja a expectativa do espectador quanto à fidelidade na 'adaptação', na tradução em imagens do livro.

'vidas secas' como filme é graciliano em movimento e sem artifícios, assim como 'a hora da estrela' soube transpor clarice. mal-acostumado com o estilo dessas adaptações, esperei mais naturalismo de 'capitu'.

sei que um dos meus livros preferidos, 'dois irmãos', do amazonense, como eu, milton hatoum, faz parte do projeto 'quadrante' (um projeto louvável, aliás, considerando o nível da tv). apertemos os cintos!

Postagens mais visitadas deste blog

o mito da música que transforma a água

" Música bonita gera cristais de gelo bonitos e música feia gera cristais de gelo feios ". E que tal essa frase? " Palavras boas e positivas geram cristais de gelo bonitos e simétricos ". O autor dessa teoria é o fotógrafo japonês Masaru Emoto (falecido em 2014). Parece difícil alguém com o ensino médio completo acreditar nisso, mas não só existe gente grande acreditando como tem gente usando essas conclusões em palestras sobre música sacra! O experimento de Masaru Emoto consistiu em tocar várias músicas próximo a recipientes com água. Em seguida, a água foi congelada e, com um microscópio, Emoto analisou as moléculas de água. Os cristais de água que "ouviram" música clássica ficaram bonitos e simétricos, ao passo que os cristais de água que "ouviram" música pop eram feios. Não bastasse, Emoto também testou a água falando com ela durante um mês. Ele dizia palavras amorosas e positivas para um recipiente e palavras de ódio e negativas par

paula fernandes e os espíritos compositores

A cantora Paula Fernandes disse em um recente programa de TV que seu processo de composição é, segundo suas palavras, “altamente intuitivo, pra não dizer mediúnico”. Foi a senha para o desapontamento de alguns admiradores da cantora.  Embora suas músicas falem de um amor casto e monogâmico, muitos fãs evangélicos já estão providenciando o tradicional "vou jogar fora no lixo" dos CDs de Paula Fernandes. Parece que a apologia do amor fiel só é bem-vinda quando dita por um conselheiro cristão. Paula foi ao programa Show Business , de João Dória Jr., e se declarou espírita.  Falou ainda que não tem preconceito religioso, “mesmo porque Deus é um só”. Em seguida, ela disse que não compõe sozinha, que às vezes, nas letras de suas canções, ela lê “palavras que não sabe o significado”. O que a cantora quis dizer com "palavras que não sei o significado"? Fiz uma breve varredura nas suas letras e, verificando que o nível léxico dos versos não é de nenhu

Nabucodonosor e a música da Babilônia

Quando visitei o museu arqueológico Paulo Bork (Unasp - EC), vi um tijolo datado de 600 a.C. cuja inscrição em escrita cuneiforme diz: “Eu sou Nabucodonosor, rei de Babilônia, provedor dos templos de Ezágila e Égila e primogênito de Nebupolasar, rei de Babilônia”. Lembrei, então, que nas minhas aulas de história da música costumo mostrar a foto de uma lira de Ur (Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, onde se localizava Babilônia e onde atualmente se localiza o Iraque). Certamente, a lira integrava o corpo de instrumentos da música dos templos durante o reinado de Nabucodonosor. Fig 1: a lira de Ur No sítio arqueológico de Ur (a mesma Ur dos Caldeus citada em textos bíblicos) foram encontradas nove liras e duas harpas, entre as quais, a lira sumeriana, cuja caixa de ressonância é adornada com uma escultura em forma de cabeça bovina. As liras são citadas em um dos cultos oferecidos ao rei Nabucodonosor, conforme relato no livro bíblico de Daniel, capítulo 3. Aliás, n